23 de novembro de 2008

Paixões


"Despertai as paixões adormecidas e as pessoas vos darão os mais belos frutos de sua alma, mesmo sob condições desfavoráveis ou nos ambiente mais inóspitos."
.

"O sujeito ético ou moral não se submete aos acasos da sorte, à vontade e aos desejos de um outro, à tirania das paixões, mas obedece apenas à sua consciência – que conhece o bem e as virtudes – e à sua vontade racional – que conhece os meios adequados para chegar aos fins morais. A busca do bem e da felicidade são a essência da vida ética.
Os filósofos antigos (gregos e romanos) consideravam a vida ética transcorrendo como um embate contínuo entre nossos apetites e desejos – as paixões – e nossa razão. Por natureza, somos passionais e a tarefa primeira da ética é a educação de nosso caráter ou de nossa natureza, para seguirmos a orientação da razão. A vontade possuía um lugar fundamental nessa educação, pois era ela que deveria ser fortalecida para permitir que a razão controlasse e dominasse as paixões…"
Marilena Chauí

3 comentários:

Eu disse...

Se me permite completar:
"Despertai as paixões adormecidas e as pessoas vos darão os mais belos frutos de sua alma, mesmo sob condições desfavoráveis ou nos ambiente mais inóspitos"
Então um dia as paixões adormecerão novamente e tudo virá abaixo. As situações favoráveis parecerão adversas e os ambientes aconchegantes se tornarão inóspitos.
Apesar de minha complementação pessimista, o texto que você postou é muito bonito.
Beijo!

railer disse...

profundo.

você já viu 'alguém tem que ceder'? lendo isso lembrei desse filme que é muito bom e tem jack nicholson e diane keaton.

Jairo Borges disse...

Essa é a essência da é tica msm! algo q foi imposto para a suposta boa convivência por aqui!
Gosto mt dos livros de filosofia da Marilena, sempre com uma linguagem acessível!