12 de julho de 2009

Sintonia


Acho que as relações afetivas se parecem muito com a relação de um maestro com seus músicos. Para que a musica seja perfeita é preciso de alguns elementos como intensidade e ritmo. Se cada um está em uma fase diferente desses elementos com certeza o compasso vai ficar desajustado e a musica não vai sair.
É interessante pensar como duas pessoas também precisam de intensidade e ritmo parecidos para se darem bem.
Claro que no caso das relações afetivas não é questão de técnica e nem de estudo. Não há como tratar o outro como uma partitura a ser traçada e decifrada matematicamente. Porém também acho que quando as pessoas envolvidas têm ritmo e intensidades diferentes a relação desanda. Agora porque isso acontece com tanta freqüência?
Já prestaram atenção quando tem três pessoas envolvidas em uma situação? A que você quer que te ligue, não é a que faz isso. E a que você nem ta ligando é a que está marcando presença.
Em um encontro aquele que termina com uma frase tipo: a gente se vê, depois te ligo, a gente marca outras vezes, na maioria das vezes é aquele que vai fazer você esperar que isso aconteça.
Já aqueles que terminam assim: Vamos nos ver de novo que dia? Posso te ligar? Quero te ver de novo! Gostei muito! E no dia seguinte dão sinal de vida são aqueles que você diz: Vamos ver, qualquer dia a gente marca.... eu te ligo, essa semana está apertada.
Afh! Tudo questão de ritmo e intensidade. Cada uma das pessoas sentiu uma sintonia diferente da outra. E ai você acaba fazendo com um o que o outro está fazendo com você. Seria tão bom se a intensidade que você sentiu quando conheceu uma pessoa fosse à mesma do outro. Deveria ter uma batuta que controlasse o ritmo. Se um estivesse mais empolgado e o outro não, a batuta entrava em cena e reduzia o lado mais empolgado.
Andei estudando o maestro e seus atributos. No aspecto musical, são observados e julgados os quesitos harmonia, arranjo, adaptação e transcrição, melodia e ritmo. (tudo haver!)
Para uma musica perfeita é preciso:
A intensidade: Uma das características do som que é fundamental para a expressão musical é a intensidade.
A marcação do pulso musical: A primeira coisa que os gestos do regente devem indicar é a pulsação do ritmo.
As entradas e os cortes: Gestos para entradas e cortes fazem parte dos movimentos básicos da técnica de regência. Quanto mais claros eles forem para os músicos, mais clara será a expressão musical.
Para uma afinação nas relações afetivas também é preciso que as entradas e os cortes sejam claros, que exista sintonia no ritmo. E a intensidade tenha proporção compatível pelo menos em minha opinião.

Um comentário:

railer disse...

leu o que falei sobre o filme 'ele não está tão a fim de você?'. lembrei dele lendo isso aqui. hehe