20 de junho de 2009

????????????

Até que ponto o desejo de mudar as coisas é legitimo? mudar as coisas ao nosso redor e não em nós mesmos. Pensei, pensei e ainda não cheguei a uma conclusão... Me deparei com um pensamento hoje de manhã: será que querer mudar algo não é prepotência de nossa parte? por exemplo até onde uma mãe pode incentivar seu filho para que ele deixe de ser tímido? quando a mudança é bem vinda pelo outro e busca o desenvolvimento natural, tudo bem. Mas existem pessoas e eu me enquadro as vezes nessa turma que querem mudar algo por que acham que a mudança vai trazer melhorias. Porque do nosso jeito é melhor? quem disse?
Relacionamentos eu nunca fui a favor de tentar mudar, acho que tentar mudar o namorado, amigo, marido isso é bobagem. Ou você aceita que a pessoa gosta de lamber a faca quando come ou deixa de lado. Porque querer muda-lo é só trazer desgaste para a relação. Amigos que são desleixados com coisas emprestadas por exemplo, é só não emprestar...vai ficar enchendo o saco da pessoa? Ela é assim...conheço pessoas assim que já tentaram mudar e não conseguiram e minha vida melhorou demais quando simplesmente deixei de lado e parei de cobrar.
Mas ainda tento mudar muita coisa.... o lugar de colocar o grampeador que meu colega de trabalho teima em mudar de lugar. Parece muito bobo, né? e até acho que seja. Mas todo mundo faz automático achando que tá certo.
E mudar o mundo???? eu tenho tanta coisa que queria mudar... o formato dos bairros, os itinerários dos ônibus, os horários do cinema... e coisas que são viagens absolutas como evitar o nascimento de Hitler, me lembra a Emilia e sua reforma da natureza. Me deparei com a palavra húbris que vem do grego e foi isso que trouxe tanta reflexão.
Definição:
Hubris é um termo originalmente grego que denotava orgulho excessivo, uma auto-confiança que desafiava os deuses.
Querer mudar o mundo deve ser uma atitude 100% Hubris.

Um comentário:

Ge disse...

Eu também acredito que mudar as pessoas é muito difícil, para não dizer impossível...podemos mudar apenas nós mesmos, nossos hábitos, nossa visão de mundo...e quando a gente muda por dentro nós vemos a mudança por fora também. Bjus.